Quem não se lembre de, em criança, deixar umas bolachas de canela com um copo de leite, junto à chaminé, para aconchegar o Pai-Natal, atarefado com a entrega das prendas… A descrição faz parte do nosso imaginário, mas as bolachas ainda hoje são bem reais, apelando-nos pelo seu inconfundível aroma e sabor a canela, que as tornam irresistíveis.
Embora sejam um doce tradicional da época natalícia, estas bolachas podem ser degustadas em qualquer ocasião, confecionadas com formatos diferentes, atendendo à época em que são feitas. Leve as crianças para a cozinha e faça com elas estas bolachas deliciosas de canela, muito simples, que ficarão com certeza associadas a momentos de amor, cumplicidade e muita diversão.
Ingredientes:
- 150 g de margarina à temperatura ambiente
- 2 colheres (sopa) de canela em pó
- 2 ovos
- 200 g de açúcar
- 300 g de farinha de trigo
Confeção:
Peneire a farinha para uma bacia e abra uma cova ao centro onde deita os ovos, o açúcar e a canela. Em redor, coloque a margarina em pedaços pequenos e amasse rapidamente até a massa ficar homogénea e moldável.
Faça uma bola e forre-a com película aderente, colocando depois no frigorífico por uma hora.
Aqueça o forno a 180º C.
Unte e forre o tabuleiro com papel vegetal. Reserve.
Quando tirar a massa do frio, estenda-a numa superfície lisa, ligeiramente enfarinhada, esticando com o rolo de cozinha até atingir a espessura de ½ cm, aproximadamente.
Corte a massa em vários formatos (poderá usar formas próprias para o efeito) e leve a cozer durante 10 a 15 minutos.
Quando as bolachas estiverem cozidas, deixe que arrefeçam completamente e guarde numa embalagem bem acondicionada.
Sugestão:
- Polvilhe as bolachas com açúcar e/ou canela antes de as levar ao forno.