Os biscoitos de gengibre são dos bolos de Natal mais conhecidos em todo o mundo, assumindo tradicionalmente a forma de um boneco, mas podem também ser a recriação de casas. São fáceis de fazer e conservam-se durante muito tempo. A sua origem remonta à época medieval e baseia-se nas receitas europeias do Lebkuchen (pão de gengibre), que foi provavelmente o primeiro bolo tradicional de Natal.
As crianças adoram fazer e comer biscoitos de gengibre, por isso, a sua confeção pode ser um excelente pretexto para passar um bom momento em família.
Ingredientes:
Para os biscoitos
- 1 colher (chá) de gengibre em pó
- 1 ovo
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- ½ colher (chá) de canela em pó
- ½ colher (chá) de cravo em pó
- ½ colher (chá) de noz-moscada
- ½ colher (chá) de sal
- 100 g de açúcar
- 100 g de melado
- 100 ml de água
- 250 g de farinha de trigo
- 50 g de manteiga
Para a cobertura
- ¼ colher (chá) de sal
- ½ colher (chá) de essência de baunilha
- 1,5 colher (sopa) de natas (ou creme de leite)
- 100 g de açúcar em pó
- missangas p/ decorar (opcional)
Confeção:
Misture a manteiga, o açúcar, o ovo e o melado. Peneire a farinha, junte o sal, o bicarbonato de sódio e as especiarias. Misture todos os ingredientes, formando uma massa.
Ponha a massa no congelador até que esteja firme.
Entretanto, prepare a cobertura. Misture o açúcar com o sal e a baunilha. Acrescente as natas, que irão facilitar o processo de espalhar o creme. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 200º C.
Coloque a massa num tabuleiro untado, usando formas próprias para os biscoitos ou com o auxílio de uma colher de chá. Deixe uma distância de aproximadamente 5 cm entre cada biscoito.
Leve a cozer aproximadamente 8 minutos, ou até que os biscoitos estejam secos.
Com os biscoitos ligeiramente quentes, cubra-os total ou parcialmente com o creme reservado. Se desejar, decore com algumas missangas a gosto.