O atum é um dos pratos mais apreciados na Madeira, sendo geralmente comido sob a forma de bife. A principal atividade económica da Madeira foi durante muito tempo a pesca e o atum é um peixe abundante nos mares da ilha – também por isso tem uma expressão tão forte na cozinha tradicional da região.
Neste prato, o atum é temperado com alho, sal, vinagre, vinho branco e orégãos, sendo acompanhado com milho (cozido ou frito) ou batata, arroz e salada. Esta receita é uma forma simples e prática de saborear um bom bife de atum, aproveitando todas as suas vantagens nutricionais. No entanto, para que mantenha as suas propriedades, o atum não deve ser demasiado cozinhado.
Ingredientes:
(para 4 pessoas)
- 1 colher (chá) de mostarda
- 1 folha de louro
- 100 ml de azeite
- 250 ml de vinagre
- 250 ml de vinho branco
- 3 dentes de alho esmagados
- 750 g de atum
- alcepás (forma regional de designar a pimenta da Jamaica) q.b.
- orégãos q.b.
- sal q.b.
Confecção:
Corte o atum em bifes em fatias não muito finas e tempere com sal, pimenta, louro, alho, vinagre, vinho branco e orégãos. Deixe os bifes marinar neste preparado durante 3 horas, no mínimo, virando-os de vez em quando.
Escorra os bifes de atum e frite-os, dos dois lados, até ganharem uma crosta.
Retire os bifes e deite no azeite a maionese e a marinada em que estes estiveram. Deixe ferver um pouco e deite depois sobre os bifes.
Sirva os bifes ainda quentes. Acompanhe com batatas, milho ou arroz.
fiz e gostei
Lindo, só não entendi a maionese
Excelente comentário. Também não achei o uso da mostarda. Mas a receita é boa!