Avançar para o conteúdo
Home » Bacalhau à Zé do Pipo (Porto)

Bacalhau à Zé do Pipo (Porto)

O bacalhau à Zé do Pipo é um prato típico da cozinha portuguesa, mais concretamente da culinária tradicional do Porto. O nome da receita, por muitos considerado o melhor prato de bacalhau, deve o seu nome ao seu autor – Zé do Pipo, dono de um restaurante tradicional do Porto. A receita foi criado na década de 60 e obteve o 1º lugar num concurso da época, denominado “A melhor refeição ao melhor preço”.

Para confecionar este famoso prato de peixe, são necessários três ingredientes indispenséveis: lombos de bacalhau de excelente qualidade, maionese caseira e puré de batata, também caseiro. Após cozedura, o bacalhau é gratinado com os restantes ingredientes.

Ingredientes:

(4 pessoas)
Para a base
  • 1 folha de louro
  • 1 litro de leite
  • 2 cebolas
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 4 postas de bacalhau
  • azeitonas pretas q.b. p/  decorar ( opcional)
  • sal e pimenta q.b.
Para a maionese
  • 2 gemas
  • 400 ml de azeite
  • sumo de limão q.b.
  • sal fino q.b.
Para o puré
  • 1,5 kg de batatas
  • leite e manteiga q.b.

Confeção:

Coza o bacalhau demolhado no leite. Quando ferver, reduza a intensidade e deixe cozer em lume brando durante alguns minutos.

Faça um refogado leve com as cebolas picadas, o azeite, o louro, sal e pimenta a gosto e um pouco do leite de cozer o bacalhau. Reserve.

Ponha as batatas para o puré a cozer em água e sal.

Entretanto, prepare a maionese caseira. Deite as gemas numa tigela, desfeitas com umas gotas de sumo de limão, e junte o azeite, deitando muito pouca quantidade em cada adição. Mexa sem parar até acabar o azeite (note que não deve parar de mexer quando adiciona a gordura, para ligar bem com as gemas). Tempere com sal fino.

Ligue o forno a 220º C.

Quando as batatas estiverem cozidas, passe-as pelo passe-vite e leve novamente ao lume. Junte um bom pedaço de manteiga, leite e mexa (se o puré estiver seco, junte mais leite até ficar macio, mas sem perder a consistência.

Ponha as postas do bacalhau numa travessa de ir ao forno, deite o refugado sobre elas e cubra totalmente com a maionese.

Ponha o puré à volta das postas de bacalhau. Se desejar fazer efeitos, deite o puré num saco de pasteleiro e vá-o distribuindo pela travessa.

Leve a gratinar no forno pré-aquecido.

Decore com azeitonas pretas e sirva.

1 comentário em “Bacalhau à Zé do Pipo (Porto)”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

slot gacor slot gacor thailand penidabet toto slot gacor toto togel situs togel online togel online toto togel situs togel situs togel toto slot gacor toto togel bo togel slot gacor