Obrigatórias nas mesas de Natal dos portugueses, estas azevias, também conhecidas como Empanadilhas de Batata-doce, são dos fritos tradicionais mais afamados e apreciados nesta época festiva. Saiba como preparar esta deliciosa receita de Natal.
Ingredientes:
Para a massa
- 100 g de banha
- 1 pitada de sal
- 25 g de manteiga
- 300 ml de água
- 500 g de farinha de trigo
- açúcar p/ polvilhar
Para o recheio
- 1 pau de canela
- 300 g de açúcar
- 500 g de puré de batata-doce
- casca de limão q.b.
Confeção:
Para a massa, comece por misturar a farinha, o sal e as gorduras, trabalhando até obter um preparado com uma consistência areada. Junte água, aos poucos, e amasse até ficar uma massa elástica, enxuta e lisa. Cubra com um plástico e deixe repousar durante 1 hora.
Entretanto, prepare o recheio. Coza as batatas com pele, descasque-as e reduza-as puré. Acrescente o açúcar, o pau de canela e a casca de limão.
Leve a cozer em lume brando, mexendo sempre, até engrossar. Deixe arrefecer.
Estenda a massa que tinha deixado em repouso com o auxilio de um rolo, até obter uma espessura de dois milímetros.
Corte círculos de dez centímetros de diâmetro e coloque uma colherada de recheio no centro. Dobre em forma de meia-lua e calque os bordos suavemente.
Frite em óleo a cerca de 160º C. Quando retirar, polvilhe as azevias com açúcar.
Boa noite!
Este deve ser o site onde encontrei mais receitas dos doces de Natal que a minha mãe fazia. Procurava em especial um bolo de que não tinha a receita, e aqui o achei! Este Natal vou “fazer-me um miminho”, e fazer o Bolo Podre que a minha mãe tão bem fazia e não como há quase 20 anos!
Quanto às azevias de batata (e para mim, azevias só de batata!), devo dizer que a minha mãe sempre sempre foi exímia a fazê-las, e eu sempre lhe segui os passos, e também faço!
No entanto, se não tiver batata doce (que é sempre preferível), leva batata normal. E ainda leva mais umas coisinhas no recheio: umas raspas de tangerina (em vez do limão), umas quantas nozes picadas e uma colher se sopa de mel! Ficam…….. divinais!!!
Bom Natal a todos!
Teresa