Avançar para o conteúdo
Home » Arroz-doce do Abade (Guimarães)

Arroz-doce do Abade (Guimarães)

O arroz-doce é uma sobremesa popular em todos os países onde o arroz é produzido e/ou comercializado. A receita sofre pequenas variações na confeção e/ou nos ingredientes que se adicionam, sendo que em Portugal o arroz-doce é sempre acompanhado de canela.

Com uma forte ligação à doçaria conventual, as receitas portuguesas sofrem pequenas alterações dependendo da região do país de onde são originárias. Há receitas que incluem gemas, outras leite-creme, mas também há variantes que não levam qualquer um destes ingredientes – nos doces conventuais são geralmente usadas gemas. O arroz usado, por norma é o carolino, uma vez que permite que a sobremesa se torne mais cremosa.

Nesta receita, criada nas cozinhas do Convento de Santa Clara de Guimarães, o arroz é cozido em água antes de se juntar o leite. Sendo de origem conventual, as gemas não poderiam faltar, como sempre em grande quantidade…

Ingredientes:

  • 1 l de leite
  • 1,5 l de água
  • 10 gemas
  • 300 g de açúcar
  • 300 g de arroz
  • canela p/ polvilhar
  • casca de 1 limão

Confeção:

Leve a água a ferver juntamente com o açúcar e a casca do limão.

Acrescente o arroz e deixe ferver até a água desaparecer.

Acrescente, então, o leite e mexa até que o arroz fique devidamente cozido.

Bata as gemas com uma colher de sopa de leite quente e junte-as ao arroz depois de o retirar do lume e de arrefecer um pouco. Envolva bem.

Leve novamente ao lume para que as gemas cozam.

Deite o arroz-doce numa travessa e polvilhe com canela.

Sugestão:

Aproveite as claras para fazer um Pudim de Claras com Nozes.

2 comentários em “Arroz-doce do Abade (Guimarães)”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

slot gacor slot gacor thailand penidabet toto slot gacor toto togel situs togel online togel online toto togel situs togel situs togel toto slot gacor toto togel bo togel slot gacor