O arroz-doce é uma das sobremesa mais populares em Portugal, estando tradicionalmente associada ao Natal, embora se consuma largamente ao longo de todo o ano. Trata-se de uma receita extremamente simples de confecionar e que nos cativa o paladar desde a primeira colherada…
Cada região do país tem uma forma própria de confecionar esta sobremesa, sempre deliciosa. Assim acontece no Alentejo, cuja receita não leva ovos, à semelhança de muitas outros doces desta região de Portugal, com uma gastronomia e doçaria ricas e vastíssimas. Em termos de apresentação e textura, o arroz-doce alentejano caracteriza-se pela sua tonalidade clara, que se deve exatamente à ausência dos ovos, e por uma cremosidade que interpela os nossos sentidos. É uma delícia!…
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de banha
- 1 pau de canela
- 1 pitada de sal
- 100 g de açúcar
- 150 ml de leite
- 2 tiras de casca de limão
- 250 g de arroz graúdo (não agulha)
- 600 ml (aprox.) de água a ferver
- canela em pó p/ polvilhar
Confeção:
Mergulhe o arroz, depois de lavado e escorrido, na água a ferver, temperada com sal e banha.
Quando o arroz abrir, junte o leite quente e o açúcar, a pouco e pouco. Adicione o pau de canela e as cascas de limão quando começar a juntar o leite. Note que as quantidades de leite e açúcar poderão ser ajustadas, pois dependem muito da qualidade do arroz.
Vá mexendo sempre até o arroz cozer. Quando estiver pronto, deve ter o bagos visíveis, mas envoltos num creme.
Sirva o arroz-doce em travessas ou pratinhos, enfeitado com canela.
Muito bom…era assim que a minha sogra fazia em Grândola, só que em vez de banha,punha manteiga e,ficava ótimo. Obrigada pela sua receita.