Arroz de lulas é aquele tipo de prato que conquista qualquer um na primeira garfada. Sabe aquele arroz bem soltinho, com uma textura macia e cheia de sabor, misturado com lulas frescas e bem temperadas? É isso que você vai aprender a fazer agora! Essa receita combina muito bem em almoços especiais, um jantar leve ou até em uma ocasião mais chique. O bom é que além de ser um prato lindo de se ver, é fácil de fazer.
Confira Também
Receita de Arroz de Sarrabulho (Ponte de Lima) | Cozinha Tradicional
Origem
O arroz de lulas tem suas raízes na culinária mediterrânea, especialmente em países como Portugal, Espanha e Itália, onde o consumo de frutos do mar é bem tradicional. Por ser um prato que utiliza ingredientes frescos e simples, reflete muito o estilo de vida e a gastronomia das regiões litorâneas. Em Portugal, por exemplo, o arroz de lulas é um clássico das mesas familiares e muitas vezes lembra as receitas de arroz de polvo e outros pratos semelhantes que destacam os frutos do mar.
A origem desse prato está fortemente ligada à tradição dos pescadores, que aproveitavam os ingredientes que tinham em abundância, como lulas e arroz, para preparar refeições rápidas e nutritivas depois de um longo dia no mar. Com o tempo, o prato foi se aperfeiçoando e se tornando popular em restaurantes de frutos do mar, sendo uma combinação de sabores do mar e do campo que representa bem a essência da dieta mediterrânea.
Hoje, o arroz de lulas é apreciado em diferentes partes do mundo, com variações regionais que adaptam a receita conforme os ingredientes locais disponíveis, mas sempre mantendo aquele sabor inconfundível e delicado da lula.
Arroz de Luvas
Equipamento
- 1 Panela grande
Ingredientes
- 500 g de lulas limpas pode usar anéis ou lulas inteiras pequenas
- 2 xícaras de arroz branco
- 1 cebola média picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 tomate grande sem sementes e picado
- 1/2 pimentão vermelho picado
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 folha de louro
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- 1 litro de caldo de peixe ou legumes
- Salsinha fresca picada a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Suco de 1/2 limão
Instruções
- Comece temperando as lulas com o suco de limão, sal e pimenta. Deixe marinando por uns 10 minutinhos, enquanto prepara o resto.
- Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar levemente. Adicione o pimentão e o tomate, e cozinhe por uns 3 minutos, mexendo de vez em quando.
- Coloque as lulas na panela e refogue por 2 minutos, só até elas começarem a mudar de cor.
- Adicione o arroz e mexa bem, garantindo que ele fique bem envolvido nos temperos.
- Junte o vinho branco e cozinhe até evaporar o álcool (uns 2 minutos).
- Agora, vá adicionando o caldo quente aos poucos, mexendo de vez em quando, como se fosse um risoto. Isso ajuda a dar uma textura mais cremosa no arroz. Continue esse processo até o arroz estar cozido (uns 15-18 minutos).
- Acerte o sal e a pimenta, e finalize com bastante salsinha fresca picada.
Dicas
- Dica do ponto da lula: O segredo pra não ficar borrachuda é cozinhar a lula por pouquíssimo tempo (2 a 3 minutos no máximo) ou por bastante tempo (mais de 30 minutos). Como aqui o arroz vai levar uns 18 minutos pra ficar pronto, o ideal é cozinhar as lulas só no início e depois deixar o arroz absorver o caldo.
- Use caldo caseiro! Se você conseguir fazer um caldo de peixe ou frutos do mar caseiro, o sabor do arroz vai ficar muito mais intenso. Mas se não tiver tempo, um caldo de legumes também funciona.
- Quer um toque diferente? Adicionar um pouquinho de açafrão na hora de cozinhar o arroz dá uma cor e sabor extra. Fica show!
- Prefira arroz de boa qualidade. Escolher um arroz de grão longo ou até mesmo um tipo especial como o arroz arbóreo vai deixar o prato mais sofisticado.
Esse arroz de lulas é um prato que combina simplicidade e sofisticação ao mesmo tempo. O sabor das lulas frescas junto com o arroz cremoso e bem temperado é portanto realmente delicioso. Vale a pena experimentar portanto e impressionar os amigos e familiares! Agora é a sua vez de colocar a mão na massa. Vai lá e me conta depois como ficou!