A gastronomia algarvia tem por base peixe, marisco e produtos do campo, maioritariamente confecionados em cataplanas, guisados ou grelhados. O arroz de lingueirão é um dos pratos tradicionais do Algarve que servem de referência à gastronomia regional, sendo mesmo conhecido aquém e além fronteiras de Portugal – em muito graças ao turismo algarvio.
Associados ao lingueirão, os coentros, o pimento, o louro, o cravinho e o vinho são ingredientes que dão a este prato um aroma e sabor únicos.
Ingredientes:
- ½ pimento verde
- 1 folha de louro
- 1 molho de coentros
- 1,2 kg de lingueirão
- 100 g de cebola
- 100 ml de azeite
- 100 ml de vinho branco seco
- 2 dentes de alho
- 3 tomates maduros
- 2 cravos da Índia
- 400 g de arroz
- sal e pimenta q.b.
Confeção:
Lave bem os lingueirões em várias águas e ponha-os a cozer. Depois de cozidos, retire-lhes o miolo e lave-os bem para libertarem toda a areia.
Coe o caldo onde o cozeu o lingueirão e reserve.
À parte, faça um refogado leve com os alhos e a cebola bem picados. Junte o tomate pelado, os pimentos, cortados em tiras finas, a folha de louro e o cravinho.
Deixe refogar mais um pouco, acrescente o vinho e deixe apurar.
Acrescente os lingueirões e o caldo onde os cozeu (que deve ter 3x o volume do arroz). Deixe levantar fervura.
Junte o arroz, lavado e enxuto, tempere com sal e pimenta e deixe cozer, cerca de 15 minutos.
Quando estiver quase cozido, polvilhe com os coentros picados e envolva.
Sirva o arroz bem quente.
É um dos pratos que mais aprecio e que procuro em certas zonas o Algarve. Mas permitam-me algumas sugestões à v/ receita. Aos ingredientes, junto também 1/4 de pimento vermelho e um pouco de gengibre ( ou piri-piri ). O tomate, de preferência, deve ser coração de boi. Depois de refogados todos os ingredientes, juntar um pouco da água de cozer os lingueirões e triturar tudo coma varinha mágica. Passar esta mistura por um passador chinês (de rede ) para um tacho de barro. Vai ao lume com os lingueirões e todo o caldo restante. Quando levantar fervura, junta-se o arroz ( carolino ) e deixa-se cozer lentamente, juntando água, semopre que necessário , para servir cremoso e malandrinho. Bom apetite !