Avançar para o conteúdo
Home » Açorda de Bacalhau à Alentejana

Açorda de Bacalhau à Alentejana

A açorda de bacalhau é uma sopa tradicional alentejana, muito fácil e rápida de preparar. Trata-se de uma receita confecionada geralmente com pão duro, bacalhau, ovos, alho e muitos coentros, regados com azeite e o caldo de cozedura do bacalhau. Os coentros dão a esta sopa um perfume característico, que se envolve agradavelmente com o aroma do peixe.
Este prato típico da cozinha tradicional alentejana é especialmente apreciado no inverno, quando os dias estão mais frios.

Ingredientes:

Para 4 pessoas

  • 1 raminho de coentros (ou poejo)
  • 400 g bacalhau demolhado
  • 4 ovos
  • 400 g de pão alentejano duro (com cerca de 3 dias)
  • 6 colheres de azeite
  • 6 dentes alho
  • sal e pimenta q.b.

Confeção:

Num almofariz, esmague o alho com os coentros e o sal. Coloque depois a massa obtida numa terrina, juntamente com 3 colheres de azeite

Coza o bacalhau em água com o restante azeite, durante 5 minutos.

Deixe o bacalhau arrefecer, retire-lhe a pele e desfie-o.

Escalfe os ovos na água onde cozeu o bacalhau, introduzindo-os um a um. Retire-os assim que estejam no ponto.

Mantenha o caldo da cozedura ao lume e, quando levantar fervura, junte-lhe a massa de alhos e coentros que pisou no almofariz. Deixe repousar alguns minutos para tomar o gosto.

Entretanto, corte o pão em fatias finas.

Numa terrina, disponha as fatias de pão, o bacalhau desfiado e os ovos escalfados. Deite o caldo de alhos e coentros por cima da açorda e sirva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

slot gacor slot gacor thailand penidabet toto slot gacor toto togel situs togel online togel online toto togel situs togel situs togel toto slot gacor toto togel bo togel slot gacor