Este prato tradicional de Natal é servido às postas, no jantar da consoada, à mesa de praticamente todas as famílias, com batatas, couve (pencas), cenoura, grão e ovos.
Há regiões do país em que, por tradição, se come o Bacalhau Cozido com Todos nas ocasiões festivas de Todos os santos, Natal, Ano Novo e Dia de Reis.
O consumo de bacalhau é milenar, recuando ao tempo dos Vickings, mas foi na Idade Média que ganhou maior relevância, devido ao calendário Cristão, imposto pela Igreja Católica. Nos dias de jejum obrigatório, a carne era excluída da alimentação e, por ser muito barato na época, o bacalhau passou a ser o alimento de eleição do povo para as festas religiosas do Natal e da Páscoa. Ao longo dos séculos, o jejum foi perdendo o caráter punitivo próprio da Idade Média e, embora ainda se mantenha presente na tradição cristã, hoje em dia encarado como uma opção. Já a tradição de comer bacalhau nas épocas festivas se manteve inalterada, sobretudo na ceia de Natal.
Embora o bacalhau seja a grande referência gastronómica, há outros pratos típicos da cozinha portuguesa que compõem a mesa de Natal – como polvo, cabrito ou peru.
Ingredientes:
Para 4 pessoas
- 1 cebola
- 1 kg de batatas
- 4 cenouras
- 4 dentes de alho
- 4 ovos
- 4 postas bacalhau demolhado
- 400 g de grão de bico
- 750 g de couve
- azeite e vinagre q,b,
- sal a gosto
Confeção:
Se o grão for seco, demolhe-o de véspera e coza-o na panela de pressão. Se for embalado, já cozido, basta aquecê-lo antes de empratar.
Ripe as couves, as cenouras e corte as batatas. Reserve.
Coza o bacalhau, com a pele virada para cima, a cebola partida em quartos e os alhos. Depois de cozido, retire o bacalhau, que reservará abafado.
Na água da cozedura do bacalhau, coza as cenouras, as couves e as batatas. Prove a água para retificar o sal, se necessário.
Emprate todos os ingredientes numa travessa e sirva com azeite virgem e vinagre.